VELUDO É A CARA DO INVERNO

domingo, abril 21, 2013


Veludo é um tecido com cara de inverno, toque de inverno, mas com comportamento térmico de meia-estação: seja de algodão ou de seda, não esquenta muito. 

Os lisos pretos, marinhos, verdes escuros e os bordôs são perfeitos para usar à noite, já os canelados são mais apropriados para roupas esportivas. Mas, como é uma trama sofisticada e de impacto, destaca-se em qualquer produção. É preciso prestar atenção à alguns detalhes antes de sair por aí, veja abaixo: 

Misturar duas peças de veludo é uma possibilidade, mas “só se forem da mesma  textura”, ensina Gloria Kalil. Liso com liso, cotelê com cotelê!

. Para o dia a dia, os cotelês (que parecem riscadinhos) são perfeitos, tanto para a moda masculina como para a feminina. Calças, saias, blazers e jaquetas são as peças que mais se adaptam ao tecido. Cores mais usadas: cáqui, cinza e marinho. 

. Para a noite: Paletós (curtos ou longos) e boleros fazem ótimo par com vestidos de festa de tecidos leves, como seda, musseline e cetim. Podem até ser uma boa alternativa para um casamento.




     






Fotos:reprodução

Aprenda aqui a diferenciar.

. Alemão: é um veludo liso feito de seda ou algodão. É bem liso e possui brilho intenso. Roupas feitas a partir desta trama ganham um ar mais chic, que remetem a antiga nobreza europeia. É o mais caro dos veludos.

. Cristal: 
é um veludo bem lisinho e brilhante, mas é mais leve e mole do que o alemão É feito, em geral, de fios de seda.

. Molhado ou amassado:
 o brilho lembra o veludo cristal, mas a superfície é irregular como se tivesse sido machucado.

. Cotelê:
 canelado, lembra um brim “cabeludo”. Sua base pode ser o algodão ou algum fio sintético como o poliéster ou o raiom. De uns tempos para cá, o elastano foi incorporado a sua composição, o que lhe conferiu maior conforto.

. Devorê: 
é um processo químico que corrói o tecido e o deixa com desenhos em relevo, como se o tempo tivesse comido a superfície da trama.

Texto: Gloria Kalil 



You Might Also Like

0 comentários